Agenda com catadores de materiais recicláveis colhe contribuições para o diagnóstico socioambiental do projeto de estruturação de concessão de resíduos sólidos na região do CIDES

Categoria desempenha papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Entre os dias 15 e 24 de janeiro, representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES), da CAIXA e do Consórcio Vital reuniram-se com trabalhadores que atuam como catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em 14 municípios da região do CIDES.

Araguari, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Estrela do Sul, Indianápolis, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata, Santa Vitória e Tupaciguara são os municípios que receberam o grupo e apoiaram os encontros.

Os municípios integram o projeto liderado pelo CIDES para estruturação de projeto de concessão de resíduos sólidos urbanos, que vai beneficiar população superior a 310 mil pessoas. Todos eles fazem parte, ainda, da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS), que será um dos principais e mais importantes instrumentos de planejamento para a estruturação do setor público na gestão de resíduos sólidos na região.

TOs encontros, que se iniciaram no dia 15 de janeiro, em Nova Ponte, aconteceram para garantir a participação efetiva desses trabalhadores na estruturação do projeto de concessão. Além de apresentar a iniciativa, o grupo ouviu necessidades e colheu contribuições para o projeto. O levantamento dessas informações complementou o diagnóstico socioambiental da iniciativa, que inclui levantamento e avaliação de aspectos sociais e ambientais nos 14 municípios. As informações levantadas também vão apoiar a elaboração do PIGIRS.

O grupo desempenha papel importante na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), especialmente para a gestão integrada dos resíduos sólidos. De modo geral, esses trabalhadores atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.

O projeto de estruturação da concessão conta com o apoio da CAIXA, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação e ao desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP) e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI), vinculada à Casa Civil e ao Ministério das Cidades.